Desratização
É o processo utilizado no controle de ratos (ratazana, rato de telhado e camundongo).
Visa assegurar a saúde ambiental e bem estar de todos que habitam/frequentam o local tratado.
Devido aos diferentes hábitos das espécies combatidas que causam danos ou incômodos nos locais a serem tratados, os tratamentos são conduzidos após uma avaliação e identificação das espécies, utilizando produtos de ultima geração e monitoramento dos locais tratados.
Vantagens:
• Ambientes livres da presença indesejada de roedores.
• Manutenção da saúde pública. Os roedores podem causar danos e transmitirem doenças.
Métodos de controle:
- Iscagem: Este processo consiste na aplicação de produtos raticidas em diversos pontos e repetidas vezes, os locais deverão ser nas áreas onde materiais ou alimentos estejam sendo atacados, pontos de passagem e esconderijos e tocas, que sejam internas ou externas.
O produto raticida atua exclusivamente por ingestão, e sendo anticoagulante, evita odores pós-morte, devendo ser estrategicamente. Para maior facilidade dispomos de raticidas em formulação granulada e bloco parafinado, sendo as parafinadas mais adequadas para áreas de maior umidade.
Obs.: o produto encontra-se sempre acondicionado em dispositivos porta-isca (cochos de alimentação ou posto de monitoramento).
- Polvilhamento: Aplicação do produto raticida formulado em matéria inerte tipo pó seco sem odor e com reduzido grau tóxico, com efeito residual, atuando por contato. A aplicação destina-se exclusivamente às tocas, eletrodutos de largo diâmetro, ou ainda em certos casos, dentro da porta-isca como coadjuvante.