Desinsetização
É o processo utilizado no controle de insetos rasteiros, insetos voadores, aranhas, carrapatos, ácaros e escorpiões.
Visa assegurar a saúde ambiental e bem estar de todos que habitam/frequentam o local tratado.
Devido à variedade de espécies que causam danos ou incômodos nos locais a serem tratados, os tratamentos são conduzidos após uma avaliação e identificação das espécies, utilizando produtos de ultima geração de ação rápida, eficaz e duradoura.
Vantagens:
• Ambientes livres da presença indesejada de insetos e aracnÃdeos.
• Manutenção da saúde pública. Certos insetos e aracnÃdeos podem causar acidentes ou transmitirem doenças.
Métodos de controle:
- Pulverização: Aspersão de inseticida emulsionado em solução aquosa de baixo odor e reduzido grau tóxico com efeitos, desalojante, knockdown (choque) e residual, atuando por contato.
- Polvilhamento: Aplicação de produto inseticida formulado em matéria inerte tipo pó seco sem odor e com reduzido grau tóxico, com alto poder residual, atuando por contato.
- Gel inseticida: Aplicação de inseticida em formulação gel tipo isca alimentar totalmente inodoro, de longa durabilidade o que mantém seu poder residual, sendo extremamente palatável e atrativo, tornando-se um controlador rápido e eficiente; atuando após a ingestão direta ou indireta.
- Termonebulização: Aplicação de inseticida solubilizado em solventes orgânicos, mas no estado de névoa fina (fumaça), com efeito, de knockdown (choque) e desalojante, atuando por contato quando já condensado e aspiração ainda no estado de névoa.
- Armadilhas: Dispositivo utilizado para monitoramento de nÃvel de infestação, identificação de espécies ou ainda para controle em áreas de alto risco na impossibilidade da utilização de produtos.
- Monitoramento: Acompanhamento dos resultados por inspeções aos pontos de foco, medindo o controle por área ou seção com auxÃlio da inspeção técnica, questionário no local e aplicação de armadilhas de captura para controle de nÃvel de infestação ou identificação das espécies infestantes.
- Controle integrado: É a união de diversas técnicas à s medidas tomadas com intuito único de obter o controle total das pragas, reduzindo ao máximo a utilização de produtos quÃmicos evitando cada vez mais as reinfestações.